segunda-feira, 26 de setembro de 2011

HOJE É O DIA DE NOSSA AMIGA: SANDRA ARAÚJO

Todos os PARABÉNS e nossas HOMENAGENS para a ANIVERSARIANTE do dia 26 DE SETEMBRO: a professora SANDRA ARAÚJO... Toda FELICIDADE do mundo pra você e um GRANDE ABRAÇO de todos que fazem a ESCOLA MUNICIPAL PADRE IBIAPINA!!!
 

PARABÉNS À NOSSA AMIGA ZULEIDE

Neste último sábado, dia 24 DE SETEMBRO, comemoramos o ANIVERSÁRIO DE NOSSA AMIGA ZULEIDE, juntamente com sua família e amigos... PARABÉNS ZULEIDE e um forte ABRAÇO DA FAMÍLIA PADRE IBIAPINA!!!


domingo, 25 de setembro de 2011

LEMBRANÇAS PARA O DIA DO PROFESSOR

Dia 15 DE OUTUBRO é o DIA DO PROFESSOR. Obrigada a TODOS OS EDUCADORES que fazem parte da FAMÍLIA IBIAPINA e que seguem sua caminhada com muita LUTA, FÉ e PROFISSIONALISMO! PARABÉNS PARA TODOS NÓS!!!









TAREFAS PARA O DIA DAS CRIANÇAS

Dia 12 DE OUTUBRO comemoramos o DIA DAS CRIANÇAS. Deixamos aqui pra vocês que prestigiam NOSSO BLOG, algumas ATIVIDADES que podem ser realizadas nesse dia. APROVEITEM...









PARABÉNS QUERIDO ORIOSVALDO!!!

Nosso queridíssimo PROFESSOR ORIOSVALDO COUTO, fez aniversário no último dia 19 de setembro e, nós que fazemos a FAMÍLIA IBIAPINA, quero deixar registrado aqui nossos votos de FELICIDADES e MUITA SAÚDE e SORTE na sua vida... PARABÉNS querido!!! Você é SHOWWWW!!!!
 

MAIS TRABALHOS DA PROFESSORA JOSENEIDE FERNANDES

A professora JOSENEIDE FERNANDES, continua com seu belíssimo trabalho com seus estudantes, nas turmas do 6º ao 9º ANO, onde desenvolve temas realcionados ao dia a dia do alunado e que com certeza, levam seus conhecimentos para seus familiares e conhecidos em prol de uma vida mais sustentável e sadia. PARABÉNS a todos os envolvidos nesses trabalhos...






MAIS DE 2000 ACESSOS... MUITO OBRIGADA!

Muito obrigada por mais de 2000 ACESSOS EM NOSSO BLOG... Continuem acessando e nos prestigiando com seus comentários... UM FORTE ABRAÇO DA FAMÍLIA IBIAPINA!!!


quarta-feira, 14 de setembro de 2011

ANIVERSÁRIO DE NOSSA CIDADE

JUREMA completou 83 ANOS e, em sua EMANCIPAÇÃO POLÍTICA, nossos estudantes se fizeram presentes para homenagear nossa cidade. PARABÉNS JUREMA!!!












ANIVERSARIANTES DE NOSSA ESCOLA

Nossa escola está repleta de ANIVERSARIANTES nesse mês... Dia 08 foi o aniversário da querida SÂNGELA, que ministra suas aulas na turma do 1º ANO "U". No dia 12 foi a vez da nossa lindíssima RUTH, que trabalha conosco como AUXILIAR ADMINISTATIVO e hoje, dia 14, é a vez de parabenizarmos à DORINHA, nossa professora do 3º ANO "C". PARABÉNS A TODAS e um forte abraço da FAMÍLIA IBIAPINA...






segunda-feira, 5 de setembro de 2011

CARACTERÍSTICAS GEOGRÁFICAS DE JUREMA - PE

              O município de Jurema está localizado na Mesorregião Agreste e na Microrregião Garanhuns do Estado de Pernambuco, limitando-se a Norte: Panelas, Sul: Canhotinho, Leste: Quipapá e Oeste: Ibirajuba, tendo uma distância de Recife de 206 km.
            O clima é do tipo Tropical Quente e Úmido Chuvoso, com verão seco. A estação chuvosa se inicia em abril/maio com término em setembro, podendo se adiantar até outubro.
            O município de Jurema está inserido na unidade geoambiental do Planalto da Borborema, formada por maciços e outeiros altos, com altitude variando entre 650 a 1.000 metros. Ocupa uma área de arco que se estende do sul de Alagoas até é o Rio Grande do Norte. O relevo é geralmente movimentado, com vales profundos e estreitos dissecados.
            O município de Jurema encontra-se inserido, geologicamente, na Província Borborema. Com respeito à fertilidade dos solos é bastante variada, com certa predominância de média para alta.

JUREMA COMPLETA 83 ANOS... PARABÉNS!!!

Histórico de Jurema - PE

Segundo os antigos, no ano de 1840, em virtude da seca que castigava o sertão paraibano, o sertanejo retirante por imposição, José Pedro de Araujo, saiu de sua terra natal Piancó em busca de uma terra fértil e que fossem bastante favoráveis em água. Na sua trajetória de nômade acampou em diversas localidades com sua família. Mas, em nenhuma correspondia a seus objetivos. As perspectivas pela longa caminhada diminuíam a cada localidade que chegara. Extenuado pela longa caminhada, com sua prole, José Pedro de Araujo parou com sua caravana de retirantes para descansar numa localidade que servia de parada para o descanso dos comerciantes ambulantes que transitavam na velha estrada que ligava o município de Garanhuns ao município de Bonito, ladeada por uma grande quantidade de árvores denominada Jurema, que segundo alguns estudiosos, a origem na língua tupi-guarani, significa “árvore com espinhos fedorentos” ou arbusto espinhoso do Brasil, acácia, espinheiro.
                Sr. José Pedro de Araújo após uma refeição, amparado pela sombra de uma frondosa jurema, vencido pelo cansaço, adormeceu. Ao acordar e com olhar perscrutador, o que viu foi o que muitos que por ali passavam nunca haviam percebido a beleza à sua volta. Notou então, que se encontrava num lugar praticamente desabitado, com um lindo panorama encantado a paisagem do lado do poente, formando um extenso tabuleiro, uma espécie de agreste, entre a caatinga e os brejos da mata, Percebeu também uma vegetação rasteira, com muitas fontes de água o que lhe pareceu um sonho. Uma bela serra que mais tarde designou-a de serra dos caboclos, uma vez que encontrou objetos que identificaram tribos indígenas em épocas passadas. Fascinado pela beleza da região, decidiu fixar residência e construir uma nova vida ao lado de sua esposa Maria da Conceição e de seus familiares. Tomada essa decisão, os principais objetivos a serem realizados por aquele desbravador estavam no povoamento do local e na homenagem à santa de sua devoção, Nossa Senhora da Conceição, onde em cima de uma pedra ao lado de sua casa, construiu uma capela onde colocou a imagem de Nossa Senhora da Conceição que a trouxe de Piancó em seu matulão. A imagem esculpida em madeira onde ainda hoje pode encontrá-la na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. 
       No sertão de Piancó  no Estado da Paraíba de onde procederam, seus parentes foram informados sobre a descoberta do terreno fértil e rico em fontes de água cristalina, em vista disso, emigraram para o local com a esperança de um futuro promissor. Como consequências dessa emigração foram construídas outras moradias e, a medida do desenvolvimento da prole, organizou-se a povoação com o nome de Jurema, nome este atribuído a algumas árvores encontradas às margens da estrada, marcando um ponto de descanso aos viajantes, que se deslocava por uma velha estrada de Garanhuns com itinerário para Bonito. Apesar de não se ter conhecimento de outros povoados antes de 1840, segundo os memorialistas, tudo indica porém, que dentro do território já existia outras habitações, mesmo porque há referência à passagem de tropas com destino ao vizinho município de Panelas, para combater os jagunços da guerra dos cabanos, em 1832. Por causa disso, não se tem de fato certeza se a povoação de Queimadas foi fundada posteriormente. Consta apenas, que a construção da capela desse povoado, foi sob a invocação de Santo Antônio em 1872 e de responsabilidade do senhor Jacinto e dona Antônia Paes de Souza.
                 O Distrito de Jurema, criado pela Lei Municipal de nº 34, de 20 de outubro de 1899, pertencente ao Município de Quipapá. A sede do distrito foi elevada à categoria de vila pela Lei Estadual de nº 991, de 01 de julho de 1909, e pela Lei Estadual de nº 1.931, datada de 11 de setembro de 1928 – Jurema tornou-se município autônomo, sendo sua sede elevada a categoria de cidade. A sua instalação ocorreu em 01 de janeiro de 1929. Administrativamente, o município é formado pelos distritos: Sede e Santo Antônio das Queimadas e pelo povoado de Mocós. Anualmente, no dia 11 de setembro, Jurema comemora a sua Emancipação Política.
                Atualmente, com uma população de 15.552 habitantes e uma área geo-espacial 146,4km², Jurema apresenta como município limítrofes: Panelas, Quipapá, Lajedo e Canhotinho.
               Dotada de uma população marcadamente jovem, o município destaca-se pela produção eminentemente de feijão, tomate, maracujá e pimentão. Seu sistema educacional é formado por 01(uma) Escola Estadual de Ensino Fundamental II e Ensino Médio, 03 Creches e 24 (vinte e quatro) da Rede Municipal, destacando a Escola Padre Ibiapina de Ensino Fundamental I e II.